CLOSE

PROJETO “RUMO AO SAEB” PROMOVE FORMAÇÕES PARA PROFESSORES DO EFII DE IRAJUBA-BA

  • outubro 9, 2023
  • By Antonio Paim

No dia 29 de setembro, ocorreram três formações promovidas pela A3 Consultoria Educacional para os professores do EFII. Essas formações fazem parte de um projeto educacional que vem ocorrendo desde o mês de julho com objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do município de Irajuba–Ba.

De acordo com o professor Antônio Souza, mestre em Matemática pela UESB, as formações entrelaçam teoria e prática em relação aos conhecimentos matemáticos necessários para a aquisição das competências e habilidades que os alunos precisam alcançar.

O professor ainda destaca que o fracasso escolar na disciplina de Matemática pode ser consequência de muitas situações vividas pelo aluno, e uma forma para tentar solucionar tal problema é estabelecer metodologias diferenciadas para os estudantes com dificuldades de aprendizagem.

A formação de Língua Portuguesa foi ministrada pela professora Lúcia da Guarda, mestre em Letras pela UNEB. O objetivo de sua formação foi compreender sobre as habilidades necessárias para o domínio dos descritores avaliados na avaliação externa – SAEB; discutir sobre o resultado da avaliação diagnóstica, por meio da correção das questões, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades como: inferir, comparar, distinguir, identificar, interpretar, estabelecer relações, entre outras, exigidas pela avaliação externa.

A terceira formação foi ministrada pela professora Karine Silva, que está concluindo o doutorado em Difusão do Conhecimento pela UFBA. Ao abordar sobre o tema metodologias ativas, a mestre oportunizou uma rica discussão sobre o que é Metodologia Ativa; os seus benefícios; gamificação; storyboard storytelling; participação da rede.

De acordo com a mestre, durante o diálogo pedagógico, os professores demonstraram muita preocupação com as aprendizagens dos estudantes, sobretudo com os estudantes do 9º Ano. Os docentes descreveram várias situações de desinteresse destes por qualquer atividade proposta. “Considero importante estudos e reflexões que focalizem temas como: ética docente, relação família e escola, educação transformadora, protagonismo estudantil, metodologias ativas, currículo vivo e significativo, entre outros, na busca de uma educação de qualidade social referenciada.”, destacou a professora Karine.